Buscar
  • Pedro Mastrangelo

7 DICAS DE MARKETING DIGITAL PARA A ÁREA DE TURISMO

Defendo a muitos anos a comunicação digital e sempre coloquei a internet a frente das minhas estratégias de mercado, o digital facilitou muito o acesso à informação e com o passar do tempo estratégias como o marketing digital foram ganhando cada vez mais espaço e impactando vários setores, e um deles é o turismo.


1 – Descubra seu público alvo

O primeiro passo é estabelecer um processo de pesquisa e formatação de público alvo. Faça um processo de geolocalização de clientes, posicionamento, classe, comportamento, idade e claro se o cliente é um viajante em potencial. Mas mais importante que isso é rastrear quem realmente tem pesquisado por sua empresa, quem tem entrado em seu site, quem realmente te procura, e pra isso a ferramenta que se vê a mais importante é o Google Analytics, uma ferramenta que gera dados importantíssimos para sua estratégia ser mais assertiva. Uma outra ferramenta importante é o Google Trends. O Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas. Com essas duas ferramentas você será muito mais assertivo em processos de planejamento de público alvo e muito mais eficiente na conversão em vendas.


2 – Crie Conteúdo A internet é o primeiro canal em que as pessoas realizam pesquisas, por isso é muito importante ter um blog para criar um canal de comunicação direto com o seu cliente. Esse recurso gera proximidade com as pessoas e interesse maior pelo seu produto/serviço. Além disso, as pessoas costumam buscar referências na internet antes de consumir algo ou se hospedar, por exemplo. Saiba que um dos fatores mais importantes para viajantes é o conceito de Marketing de Conteúdo, onde você gera valor no destino, transformando informação em curiosidade, e não só e apenas engajando um processo de venda. A venda passiva (pessoas entrando em contato com a sua empresa) melhora em até 30%.


3 – Tenha Consistência com Consciência Ter periodicidade para publicar o conteúdo é uma forma de fidelizar e informar os seguidores. Faça um planejamento e defina quantas vezes por semana irá postar e cumpra o cronograma custe o que custar, mas lembre-se, que periodicidade é importante quando existe equilíbrio, portanto postar é mostrar algo relevante, pois se houver um número exagerado de publicações, você afastará seus seguidores, tenha consistência com consciência, fazendo isso seu público ficará na expectativa do próximo conteúdo. Crie conteúdos interessantes e pertinentes, além de apenas trabalhar a divulgação da sua marca ou venda no processo.

4 – Seja Persistente

No início você terá poucos leitores, mas com o passar do tempo eles aumentarão. Todo mundo começa assim e aos poucos você adequará quais estratégias se encaixam melhor com o seu público. Sem falar que o conteúdo não é perecível, em qualquer época é possível buscar e consumir o que foi dito. A persistência é algo nativo em poucos, mas tenha em mente que a história do mundo foi forjada por muitos e escrita por poucos. Tudo tem um começo e seu público inicial pode ser bem pequeno, mas será fiel e atingirá seu objetivo.


5 – Atualize as redes sociais

Você deve fazer ao menos dois posts por semana nas redes sociais. Lembre-se, a periodicidade é muito importante. Escolher as suas redes sociais é algo muito estratégico, mas tenha em mente que cada rede tem um público distinto e diferente em muitas vezes você pode estar pendendo um nicho de mercado por não contemplar várias redes ao mesmo tempo. Crie um planejamento para que as redes sociais estejam sempre alimentadas com informação útil e de qualidade para o seu leitor. Façamos um exemplo: O Facebook já foi a maior e melhor rede social do planeta, pois continha o maior número de pessoas engajadas e que necessitavam de todo tipo de conteúdo, mas como tudo muda, o Facebook também mudou, e não por escolha da empresa, mas de seus usuários. Em 2019 já era uma tendência o aumento de usuários com mais 60 anos e em 2020 foi comprovado que mais de 40% dos usuários ativos frequentam e interagem na plataforma, então se você tem alguma data específica ou mesmo trabalha com o Nicho de Melhor Idade, contemple uma estratégia nessa plataforma.


6 – Interaja com seus leitores Não deixe seu leitor sem resposta, interaja com ele, pois ele dará dicas sobre seu produto/serviço. Convide-o a participar comentando, curtindo, compartilhando o seu conteúdo. Responda as dúvidas, agradeça as dicas e os feedbacks enviados. Tenha uma relação mais próxima e evite utilizar muita formalidade nesses meios. A rede social é uma excelente forma de aproximar e compreender um pouco mais o seu público. Saiba que o cliente que entra em contato, participa e interage com você via redes sociais, confia em você, acredita no seu produto e espera que a reciprocidade é algo a se respeitar.


7 – Meça seus resultados Análise seus resultados mensalmente e adeque suas estratégias para alcançar sua meta. Utilize as ferramentas disponíveis para mensurar esses resultados. Há várias ferramentas que podem ajudar no agendamento de postagens, no número de visualizações geradas pelo seu conteúdo, na taxa de cliques dos seus e-mails marketing e outras opções de monitoramento que podem facilitar na hora de mensurar os resultados. Acompanhe o progresso do seu trabalho para se aperfeiçoar cada vez mais e atingir o seu objetivo.


Dica Extra Para você que é da hotelaria, existem vários softwares de controles e pesquisas que podem auxiliar seu operacional. Hoje com uma simples pesquisa digital feita no check in do hotel, você pode saber qual setor está falho. Existem pesquisas detalhadas que medem seu atendimento, seu receptivo, seu restaurante, sua limpeza e assim por diante. Imagine que 20 clientes saíram e sinalizaram que comida estava fria. Com uma pesquisa digital você tem rapidez na qualidade e correção da operação, sem ter que aguardar uma reclamação presencial, podendo assim operar de forma rápida e eficiente.

Por: Pedro Mastrangelo

11 visualizações

Explore

Ajuda

Redes Sociais

Newsletter

OLÍMPÍA SP

Receba novidades e atualizações

BRASIL

Tel: (17) 99751-9742

©2023 por Juntos Pelo Turismo. Orgulhosamente criado por Santo Social - Marketing Digital

contato@juntospeloturismo.com.br - Telefone: (17) 99751-9742